
Desta vez foi em Melbourne- Austrália, nos dias 3 a 9 de Dezembro, onde estiveram presentes budistas, cristãos, judeus e muçulmanos, falando todos em uníssono, pedindo uma liderança moral no mundo capaz de resolver os vários problemas que afectam a nossa Sociedade (como a fome, miséria, pobreza, injustiças e desigualdades sociais, os direitos humanos, as questões ambientais, etc.) e as próprias diferenças ético/religiosas nos paises onde há violência, ódios raciais, perseguições, lutas e divisões, dos que fazem da palavra de Deus as suas próprias interpetações.
Aliás, a este respeito diz uma representante da fé Bahá'i, a Drª Natalie Mobini, o seguinte: "Como podem o diálogo inter-religioso e a liberdade religiosa florescer quando uma religião declara que outra religião é falsa? Serão a tolerância e a cooperação apenas possíveis entre pessoas que partilham a mesma visão doutrinária do mundo?", concluindo ainda que... "os seguidores das diferentes religiões são capazes não apenas para se envolver num espírito de tolerância e respeito, mas também colaborar na contribuição para o avanço da sociedade, onde os estragos que a intolerância religiosa continuam a causar no nosso mundo colocam uma ameaça mais grave ao progresso e ao bem-estar da humanidade do que em qualquer outro momento da história".
Concordo plenamente com esta afirmação, acreditando que uma cura para o Mundo passa pela capacidade da tolerância, do amor e da compreensão entre todos, respeitando ideias e pensamentos e diferentes opiniões, cultivando a Paz e a União, numa filosofia de vida de amor uns pelos outros e também por todos os seres da Criação. Não pode haver paz no Mundo, enquanto estivermos em guerra com a Natureza e matar diariamente milhões de criaturas que tal como nós fazem parte do universo e têm tanto direito à vida como o homem que surgiu na Terra e se tornou na pior espécie que destrói o Planeta com sua forma de Civilização.
Por isso, é preciso parar para pensar e ter da vida uma verdadeira compreensão, melhorando nossos comportamentos e sentimentos neste mundo onde devemos viver mais de acordo com nossa humana e verdadeira condição. De nada adiantam palavras bem elaboradas e discursos bonitos nas cimeiras ou conferêcias politicas ou religiosas do nosso tempo se continuarmos com os mesmos hábitos e comportamentos errados numa Sociedade consumista e materialista que se afunda cada vez mais no meio de tanto lixo e poluição, e inúmeras formas de Degradação.
Por fim, é preciso dizer verdades que dalgum modo despertem as mentalidades e tragam ao mundo a luz, a paz e compreensão, libertando do erro e da ignorância a maior parte da população. De resto, "Conhecei a verdade e ela vos libertará", dizia Jesus Cristo que nada tinha a ver com politica ou religião. E Gandhi, o grande pacifista e humanista indiano do século XX, também afirmava dizendo: "A verdade é dura como o diamante, mas suave como a flor de pessegueiro. .. quando bem entendida e utilizada para a Paz e União.
Penso que sem isto não haverá nenhuma cura para o Mundo...
texto de
Rui Palmela
do grupo ProjetoGraoSolar
Comentários
Postar um comentário