Pular para o conteúdo principal

 

 

 

 

 

 





Aprenda como substituir manteiga e margarina por alternativas mais saudáveis e saborosas






 

Manteiga de oleaginosas


Uma alternativa caseira bem saudável é a manteiga de oleaginosas, feita com castanhas como amêndoas, avelãs ou nozes. O preparo é fácil: basta tostar as castanhas e passá-las num processador até obter uma pasta. A partir daí, vale a criatividade para diversificar os sabores, adicionando mel, cacau em pó ou baunilha, entre outros produtos.

“As castanhas possuem uma grande quantidade de gorduras boas, ou seja, ácidos graxos mono e poli-insaturados, além de vitaminas B e E, cálcio, ferro, magnésio e arginina, que ajuda a regular a pressão arterial e melhorar a imunidade”, relata Colombo.

Ainda, segundo a nutricionista, as oleaginosas são ricas em selênio, que contribui no combate aos antioxidantes, substâncias produzidas pelo organismo que causam o envelhecimento precoce.

Outra dica é fazer a manteiga de azeite de oliva extra virgem, incluindo as ervas e os condimentos que preferir.  Este azeite previne doenças cardiovasculares ao diminuir o chamado colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. “Além disso, é anti-inflamatório, previne alguns tipos de câncer, ajuda a reduzir a gordura visceral e melhora a saúde da pele, entre outros benefícios”, diz.



Versão melhorada

Para quem não quer mudar radicalmente, a nutricionista sugere a “manteiga melhorada”, uma mistura da manteiga tradicional com a mesma quantidade de azeite de oliva extra virgem. “Assim, é possível diminuir os impactos negativos de um produto e agregar os pontos positivos do outro. E quando você acrescenta ervas, adiciona os benefícios delas também”.

No caso dos azeites, Colombo reforça que o ideal é usar os do tipo extra virgem com acidez máxima de 0,5% a 0,8%, acondicionados em vidros escuros, pois preservam mais a qualidade.

Pastas de grão de bico (húmus), de tofu e de soja também são opções saudáveis para acompanhar pães frescos, torradas e bolachas, sugere Murta. Já no preparo de bolos, doces e tortas, a nutricionista recomenda usar óleos vegetais, como os de canola, girassol ou coco, inclusive para untar as formas, pois eles apresentam benefícios semelhantes aos do azeite. A substituição deve ser feita na mesma proporção da receita original.

As especialistas lembram que estas trocas favorecem a saúde, mas não têm efeito para quem quer perder peso, uma vez que os produtos substitutos apresentam praticamente a mesma quantidade de calorias da manteiga ou da margarina. Para se ter uma ideia, uma colher de chá de margarina tem 40 calorias.

 

Aprenda as receitas de algumas opções saudáveis à manteira e margarina

 

Pasta de soja


Ingredientes
2 xícaras de grãos de soja cozidos em água e sal,
1 copo de água do cozimento, ervas variadas.

Modo de Fazer
A soja deve ser deixada de molho por 12 horas.
Depois,  os grãos devem ser cozidos em água e sal por 40 minutos.
Em seguida, retire com uma colher a espuma que se formar na superfície.
Por último, bata no liquidificador com um copo da água do cozimento e as ervas de sua escolha.

Sugestões de tempero: hortelã fresco, alecrim, orégano, gengibre, noz moscada, sementes de cominho;  salsinha crespa fresca com alho poró;  curry e alho em pó.

Manteiga Melhorada
Ingredientes
1 xícara de manteiga (deixe fora da geladeira para amolecer)
1 xícara de azeite de oliva extra virgem
Ervas a gosto: sálvia, orégano, alecrim e louro, entre outras de sua preferência.

Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes ao processador.
Quando ficar na consistência de pasta, leve à geladeira até endurecer.
Consuma com moderação.




Manteiga de azeiteIngredientes
2 xícaras de azeite de oliva extra virgem
Ervas a gosto: sálvia, orégano, alecrim e louro, entre outras de sua preferência
Opcional: pimenta em grão (verde ou rosa) ou alho triturado

Modo de Fazer
Misture todos os ingredientes ou bata tudo no liquidificador.
Leve à geladeira até endurecer.

Receita da Natália Colombo

Pasta de Tofu

Ingredientes
1 xícara de tofu
1 xícara de manjericão bem picado
1 colher de café de curry
1/2 colher de sobremesa de sal marinho
5 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de Fazer
Amasse bem o tofu com um garfo, acrescentando azeite.
Adicione o sal marinho, o manjericão e o curry, até obter uma pastabem homogênea.
Mantenha-a na geladeira, com um pouco de azeite de oliva por cima.

Receita da Mundo Verde

Pasta de Grão de Bico
Ingredientes
2 copos de grão de bico cozido com sal e descascado
2 dentes de alho
3 colher de sopa de aAzeite
2 colher de sopa de tahine
suco de 1 limão

Modo de Fazer
Bata no liquidificador o grão de bico, o azeite, os dentes de alho, o tahine e o suco de limão até obter uma pasta homogênea.
Regue com azeite e decore um folha de hortelã.


Receita da Mundo Verde


Manteiga de Castanhas

Ingredientes
200 gramas de amêndoas, avelãs ou nozes.

Modo de fazer
Levar as oleaginosas sem casca ao forno aquecido a 200 graus, por cinco a dez minutos.
As avelãs a pele quando tostada, portanto, esfregue-as num guardanapo de pano até soltarem as cascas por completo.
Esperar esfriar. Leve ao processador por três a cinco minutos, até formar uma pasta. Dura até três meses na geladeira
.

 

Variação para a manteiga de amêndoas ou nozes:
acrescente uma pitada de sal, uma colher de chá de canela em pó e uma colher de sobremesa cheia de xarope de agave, açúcar mascavo ou mel. Experimente em um sanduíche com maçãs e queijo brie ou queijo gouda.


Variação para a manteiga de avelãs:
adicione uma a duas colheres de sopa de cacau em pó, uma colher de chá cheia de extrato de baunilha, uma a duas colheres de sopa de xarope de agave e uma pitada de sal.
Receita da Natália Colombo


fonte:
Uol SAUDE
  •  

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Profecias de Mainhdra 4

2ª. Revelação “Hoje meus pés tocam nesta terra, uma gota de meu rosto se derrama, meu suspiro se acrescenta, minha dor não se acalma, minha tristeza se lança, meu amor tudo se transforma”. Mainhdra fala de sua dor que Ela sente pelo que se sucede nesta terra, sua dor não se acalma, mas seu amor tudo transforma. “Minhas intenções não aparecem, as luzes já se apagam, meus anúncios já não agradam, os prediletos se afirmam, o canto vivo já não se satisfazem na Graça Providencial” . Ela nos fala de que tudo que se tem semeado na história do planeta com seu amor e sua luz não aparece, que seus anúncios não enchem os corações e que os fiéis, os que permanecem em seu amor começam a se afirmarem, porém há um canto vivo de Graça que foi providenciada do Alto, que não enchem o coração da maioria da população planetária. “Meu coração se quebra ela obscuridade que avança, minha luz se multiplicam àqueles que já não se espantam, meu corpo glorificado derrama suas últimas graças, minha transmutaçã

MANTRA THAYKHUMA

Sintonia com os Espelhos do Cosmo THAY KHU MA THAY KHU MA SAN TI MA NI SAN TI MA NI U RU pronúncia: tai cu ma/ tai cu ma/ san ti ma ni/ santi mani/ u ru faça em voz alta, ou baixa, sussurando, ou sentindo dentro do coração, o importante é fazer em doação como foi explicado no texto anterior sobre os mantras. bom proveito Fé, Paz,Luz,AMor,Perdão,Cura,Unidade,Humildade,Caridade,Transformação, Proteção, Reconciliação também são mantras que podemos utilizar diariamente, a td instante de nossas vidas,e quando os fizermos estejamos coligados com a energia de Mahindra, e sempre em doação LUZSEMPRE!

Traição (por Jorge Antonio Oro )

Vamos conversar sobre traição! Não vamos comentar o trair, com relação a si próprio, a pátria, e outros, que implicam na ciência da verdadeira ética. Vamos nos ater a comentar o “trair” passional, aquele que existe nos relacionamentos afetivos. Primeiro, temos que lembrar, que qualquer ato físico, foi gerado a partir de um impulso externo (fato, pessoa, etc). A partir disto, surge o instinto básico, que sobe para o astral, que o reveste das emoções associadas, que o passa para a mente concreta, que o analisa, e que por não ter força de vontade ou argumentos para sublimar o impulso, o devolve para o astral, que reveste-o novamente de expectativas, cria um ambiente fantasioso com o resultado esperado, devolve para o vital, que derrama adrenalina, hormônios e outras substâncias no sistema endócrino, que obstruirão de vez a razoabilidade, gerando então a decisão (na verdade é instinto, não decisão) ato em si. Assim, quando relatamos uma traição, estamos falando de um a